O sistema de arrefecimento tem como finalidade controlar a temperatura mínima e máxima do motor a combustão. Ele é composto pela bomba d’água, válvula termostática, reservatório, aditivo, radiador, sensor de temperatura ou cebolinha e eletroventilador ou ventoinha.
Sua função é manter o motor sempre na temperatura ideal de trabalho, impedindo uma grande dilatação nas peças de contato e consequentemente evitando a perda precoce de alguns dos componentes importantes para o motor do carro.
A temperatura pode variar de veículo para veículo, dependendo de seu fabricante, porém costuma se manter entre 90 a 110 graus Celsius. O controle desta temperatura é extremamente importante para que o motor de seu carro tenha um melhor consumo de combustível e menor emissão de poluentes.
É fundamental fazer a manutenção correta do sistema de arrefecimento, pois seu mau funcionamento pode comprometer totalmente o motor do veículo.
Essa manutenção consiste em limpar o sistema, trocar o líquido de arrefecimento e acompanhar o bom estado de cada componente, realizando trocas quando necessário. Recomenda-se que seja feita a cada 30 mil quilômetros ou uma vez por ano.